Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Da Assistência Social aos idosos

    há 9 anos

    O Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003), dispõe, entre outros benefícios, sobre a assistência social aos idosos. Estabelece, nos artigos 33, e seguintes, que a assistência social aos idosos será prestada, de forma articulada, conforme os princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, na Política Nacional do Idoso, no Sistema Único de Saúde e demais normas pertinentes.

    Diz, ainda, que os idosos, a partir de 60 (sessenta) anos, que não possuem meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas.

    Assegura, também, que o benefício já concedido qualquer membro da família, nos termos acima mencionados, não será computado para os fins de cálculo da renda familiar per capita a que se refere a Laos.

    O Estatuto do Idoso também declara que toas as entidades de longa permanência, ou casa lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de erviços com a pessoa idosa abrigada. No caso de entidades filantrópicas, ou casa -lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade.

    Informa, ainda, o Estatuto, que o Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação prevista na hipótese do parágrafo anterior, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso. Se a pessoa idosa for capaz, caberá a seu representante legal firmar o contrato acima referido.

    Por fim, menciona que o acolhimento de idosos em situação de risco social, por adulto ou núcleo familiar, caracteriza a dependência econômica, para os efeitos legais.

    • Publicações329
    • Seguidores80
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5210
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-assistencia-social-aos-idosos/235573915

    Informações relacionadas

    Bruna Leite, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Resumo - Diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei 8.742 de 1993)

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente? - Denis Manoel da Silva

    Leonardo Tiengo Almeida dos Santos, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Estatuto do Idoso: Proteção e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa

    Katy Brianezi, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    “Pejotização”, você sabe o que significa?

    Ewerton Lemos, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    BPC/LOAS - Benefício assistencial ao idoso: quem tem direito?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)