Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Da Responsabilidade do Presidente da República

    há 9 anos

    A Constituição Federal dispõe, em seus artigos 85 e 86, sobre os crimes de responsabilidade do Presidente da República.

    São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra (1) a existência da União; (2) o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação; (3) o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; (4) a segurança interna do país; (5) a probidade na administração; (6) a lei orçamentária e (7) o cumprimento das leis e das decisões judiciais.

    A Constituição determina, ainda, que esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.

    Se admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

    A Lei Maior também enumera as hipóteses em que o Presidente da República ficará suspenso de suas funções. São elas: (1) nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-rime pelo Supremo Tribunal Federal; (2) nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo. Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

    Por fim, assevera a Constituição, que o Presidente da Republica, na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

    • Publicações329
    • Seguidores80
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5506
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-responsabilidade-do-presidente-da-republica/235573923

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    O que são crimes de responsabilidade do Presidente da República? - Ronaldo Pazzanese

    Artigoshá 8 anos

    Responsabilidade dos Governadores e Prefeitos

    Diego Augusto Bayer, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Lei penal em relação a determinadas pessoas (imunidades)

    Natália Oliveira, Engenheiro de Software
    Artigoshá 7 anos

    Princípios do Direito Penal

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 2 meses

    As justiças especializadas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)