Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Esdras Dantas: “MP terá Cadastro Nacional de Violência Doméstica”

    há 8 anos

    O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e os Ministérios Públicos dos Estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Paraná, do Piauí, de São Paulo e do Tocantins aderiram ao projeto-piloto do Cadastro Nacional de Violência Doméstica, cuja apresentação do sistema ocorreu na última quinta-feira, 7 de julho, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.

    O sistema foi apresentado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do CNMP durante reunião do Grupo de Trabalho do Cadastro Nacional de Violência Doméstica, vinculado à Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), coordenado pelo conselheiro do CNMP, Esdras Dantas, que também é presidente da ABA – Associação Brasileira de Advogados.

    Durante o encontro, convocado pelo conselheiro do CNMP, Esdras Dantas de Souza, foram apresentados, entre outros assuntos, os formulários de pesquisa e as formas de cadastramento. Na oportunidade, membros dos MPs fizeram diversas sugestões de informações que devem constar no sistema.

    Além de servidores do CNMP e do MPDFT, participaram da reunião os promotores de Justiça Thiago Pierobom (MPDFT), Márcia Teixeira (MP/BA), Mariana Bazzo (MP/PR), Francisco Lima (MP/PI) e Valéria Scarance (MP/SP).

    Resolução do CNMP

    O Cadastro Nacional de Violência Doméstica foi instituído pela Resolução CNMP nº 135/2016, cuja proposta foi iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais. A resolução dá concretude ao disposto no artigo 26, inciso III, da Lei nº 11.340/2006, que estabelece competência ao Ministério Público para cadastrar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher

    No segundo semestre deste ano, as unidades do Ministério Público serão informadas, por meio de ofício-circular, sobre como iniciar a alimentação do cadastro.

    Fonte: CNMP.

    Assessoria de Comunicação Social

    Conselho Nacional do Ministério Público

    Fone: (61) 3315-9424

    Tags: esdras
    • Publicações329
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esdras-dantas-mp-tera-cadastro-nacional-de-violencia-domestica/362812989

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)