Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Competência Tributária da União

    há 9 anos

    No Capítulo I – Do Sistema Tributário Nacional, a Constituição estabelece, em seu art. 153, a competência da União para instituir impostos. Vejamos:

    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: I) impostos sobre importação de produtos estrangeiros: II) exportação, para o exterior, e produtos nacionais ou nacionalizados; III) renda e proventos de qualquer natureza; IV) produtos industrializados; V) operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; VI) propriedade territorial rural; VII) grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

    Nos termos do art. 154, a União também tem competência residual para instituir: I) mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não- cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição ; II) na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação.

    Cabe-lhe a instituição de taxas relativamente a matérias previstas nos artigos 21 e 22 da Constituição; de contribuição de melhoria (art. 145, III); de empréstimos compulsórios (art. 148); de contribuições sociais (genéricas); de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas (art. 149) e contribuições sociais destinadas à seguridade social (arts. 195, 237).

    No quadro abaixo, são indicados os impostos de competência da União, dos estados e do Distrito Federal e dos municípios.

    • Publicações329
    • Seguidores80
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17865
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-tributaria-da-uniao/235573928

    Informações relacionadas

    Artigoshá 9 anos

    Competência Tributária

    Juninho Frota, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Impostos de Competência do Distrito Federal

    Luciana Matias Fôlha, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Competência Tributária e Repartição da Competência Tributária

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 7 anos

    Isenção como hipótese de exclusão do crédito tributário

    Rodrigo Augusto, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Competência Tributária x Capacidade Tributária

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)