Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho aprova, por unanimidade, recomendação sobre Síndrome da Alinação Parental.

    há 8 anos

    O Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, aprovou, nesta tça-feira (5) voto do eminente conselheiro nacional do CNMP, Leonardo Carvalho (foto), de recomendação apresentada pelo ilustre Conselheiro Walter de Agra, que dispõe sobre “uniformização e atuação do Ministério Público, através de políticas e diretrizes administrativas que fomentem o combate à síndrome de Alienação Parental que compromete o direito à convivência familiar da criança, adolescente, pessoas com deficiência incapazes de exprimir a sua vontade”

    A recomentação apresentada foi apresentada para que o Ministério Público Brasileiro confira prioridade aos casos de crianças e adolescentes vítimas de alienação parental.

    Na justificativa, o proponente, conselheiro Walter de Agra, afirma que a convivência familiar e a preservação dos vínculos parentais são de suma importância no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a síndrome da Alienação Parental é frequente nas varas de família, principalmente em processos litigiosos de dissolução matrimonial, onde se discute a guarda dos filhos, o que ocasiona consequências emocionais, psicológicoas e comportamentais aos envolvidos.

    Considerando a necessidade de ser preservado o direito fundamental das crianças e adolescentes e o princípio da proteção integral e da prioridade absoluta, e por força dos artigos 226 e 227 da Constituição Federal, do art. 236 do ECA, bem como do art. 1.637 do Código Civil, a problemática da alienação parental deve ser tema habitual nos cursos de formação dos membros dos Ministérios Públicos Estaduais, bem como deve ser priorizada a temática no planejamento estratégico das unidades.

    Com tais considerações, o conselheiro Walter de Agra submeteu a proposta ao Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, que foi distribuída ao conselheiro nacional Leonardo Carvalho, que após votar favoravelmente, a submeteu ao plenário do CNMP que a aprovou por unanimidade.

    • Publicações329
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-aprova-por-unanimidade-recomendacao-sobre-sindrome-da-alinacao-parental/320520824

    Informações relacionadas

    MP denuncia desacato a conselheiros tutelares

    Notíciashá 7 anos

    TJ determina trancamento de ação penal contra advogado acusado de desacato

    TERRA SANTA: MP faz recomendação à Secretaria de Educação sobre a atuação de conselheiros tutelares

    Roseane Leopoldina Diniz, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo - ação de modificação de guarda em favor da avó - genitor falecido

    Julio Matheus Da Silva Ferreira, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    (modelo) - Ação de Alienação Parental c/c Regulamentação de Visitas com pedido de Tutela Antecipada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)